segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bullying coisa de criança, ou não!

Com um acontecimento recente e infantil que uma amiga fora vítima, me deu asas para mais um post. Esse é sobre o Bullying. Fiz então algumas pesquisas, onde retratarei sucintamente sobre o assunto. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". É uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais indivíduos contra um ou mais "colegas". A versão digital desse tipo de comportamento é chamada de cyberbullying, quando as ameaças são propagadas pelo meio virtual. No caso da minha amiga, há tempos ela vem sofrendo tipos de comentários maldosos e insinuosos sobre sua vida pessoal, incluindo sua família. Esse tipo de ataque geralmente partem de pessoas jovens, entre 11 á 13 anos e maior prevalência entre os meninos. O que me chamou atenção foi justamente  a idade e o sexo do agressor nesse caso. Geralmente, os autores de bullying possuem características de fácil identificação, visto que na maioria das vezes sua família é desestruturada, seus pais pouco se preocupam em observar sua evolução escolar ou acompanha seu desenvolvimento, resolvem problemas familiares através de agressões com pouca tolerância.
Nota-se que o autor de BULLYING se não tratado a tempo, em sua fase adulta terá grande probabilidade de se tornar um criminoso, em virtude de seu perfil de agressividade e pouca tolerância.
As vitimas de bullying são pessoas sem poder de defesa, ou seja, não pertencem a grupos de destaque (o que não posso dizer sobre minha amiga, logo que esta se destaca em qualquer lugar, tanto pela beleza e simpatia, como pela inteligência e estar sempre rodeada de amigos) preferem o anonimato e não dispõe de iniciativa ou meios agressivos para reagir ou fazer cessar a violência contra si. Para mim, vejo como um estado de carência muito grande, portanto volta-se num estado infantil para que chame atenção dos que á rodeiam. Esse tipo de agressão, é crime, onde o agressor poderá ser chamado para responder judicialmente. Caso você seja vítima de bullying, conte á seus pais ou responsáveis e denuncie.Não fique calado. (NH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário