terça-feira, 23 de novembro de 2010

Com esse tempinho meio chuvoso, 1 da manhã, recordações me vêem soltas pela cabeça. Ao som de uma das minhas cantoras preferidas, Maysa Monjardim, (não só pelo nível musical, mas como pela atitude em mulher) consigo viajar em pensamentos, que me levam até minhas férias de Janeiro de 2009. Me lembro que estava  passando a minissérie "Quando fala o coração", da saudosa Maysa, essa mulher polêmica, inquieta e incrivelmente louca, que amava demais cantar, e fazer tudo que lhe dera na cabeça. Em companhia a minha amiga de todas as horas, srta. M., esta que sempre me apresenta os melhores vinhos para uma boa conversa , assistimos e lemos a obra inteira da mesma. Incrível como mulheres daquela época eram mal vistas por seguir seu coração, e é mais incrível ainda que possa existir críticas aquelas que saem do "padrão de normalidade" hoje em dia. Aplaudo de pé estas mulheres, guerreiras, que tem coragem pra assumir o que se passa em seu coração! (NH)


Dica: A música demais de Maysa é uma ótima pedida pra quem irá se deparar pela 1º vez com essa cantora que fora ícone, e ainda é no Brasil e alguns outros Países. Esta música para mim, é uma das que melhor retrata quem foi Maysa Monjardim Matarazzo.



Livro: "Meu Mundo Caiu" , além de mostrar o que o autor chama de "um retrato onírico" da cantora, revela o contexto histórico de cinco décadas. Maysa é inserida no cenário político e cultural, o que permite ao leitor entrar numa espécie de túnel do tempo. O livro nos conta como uma filha de aristocratas do Espírito Santo, que passou oito anos num internato da elite paulistana, tornou-se -- em pouco mais de um ano -- na mais famosa intérprete e compositora do país. Vale acompanhar como Maysa conseguiu renovar o samba-canção com letras audaciosas para uma mulher dos anos 50, depois lançar a Bossa Nova com enorme sucesso popular e ainda encantar intelectuais, boêmios e poetas, a exemplo de Manoel Bandeira, que escreveu um poema em homenagem aos seus olhos.Eduardo Logullo também fala, de modo instigante e distante de julgamentos moralistas, sobre os amores de Maysa, o casamento com o empresário André Matarazzo, o nascimento do filho Jayme Monjardim, a separação, o romance com Ronaldo Bôscoli e a luta da cantora contra a angústia, o álcool e a solidão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário