domingo, 5 de maio de 2013

Equilibrando-me nas próprias neuroses

A neurose é encarregada por surtar (literalmente) efeitos que bloqueiam á busca de uma (suposta) paz. O equilíbrio diário.
O cotidiano pesa. As relações pesam. O corpo pesa. E a alma então (...)
O sentido que se dá ao que se vê, faz, sente, é indispensável que haja equilíbrio. Nem sempre se vence. Nem sempre se entende o ponto em questão. O que se entende é a dor daquela neurose. É o sentimento ruim no peito. Deposita-se em um não eu (Outro) idéias fixas de certezas, uma responsabilidade de realização de expectativas que quando não correspondido, entra-se num ciclo neurótico. Angústia se toma. Inquietação, melhor dizendo. E ai a necessidade de criar-se mais neuroses. O surto está feito, silencioso.  É guardado e acumulado como se fossem fichas. É carregado como se fosse carma, preciso. Quando neste ciclo tomam-se por várias neuroses, o indivíduo, que dor se é, fala. Nem sempre de maneira significativa, mas percebe-se um quê de neurose em linguagem. Simboliza até na quietude.
Foi dada a largada de competição do real e do que se imagina ser. Ora, então o que imagino não pode condizer com o que vivo? É um tanto quanto angustiante saber que estamos á mercê de nós mesmos. Que criamos nossos "monstros". É estranho não poder culpar um outro do que sentimos, afinal, aprendemos que devemos tomar cuidado com o que fala pra não magoar ninguém, e coisas parecidas. Não precisamos nos desapegar de ensinamentos de avós, mães, mas podemos entender que somos responsáveis pelo que imaginamos e nada de culpa há no Outro. Não se pode esperar que este Outro seja completude de algo que lhe falte. Somos um através de vários, mas ainda um. (NH*)

2 comentários:

  1. Achei seu blog por acaso e gostei bastante da maneira como você expressa, através da linguagem, o que sente. E que acredito muitos de nós, também, sentimos.

    Parabéns pelos textos. Gostei bastante de um de 2011, me vi nele. =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol. Agradeço pelo comentário. Tento passar minh'alma através da linguagem. Fica o convite para acompanhar o blog sempre que quiser. É muito bom saber que há identificações para com os textos, e espero que de alguma forma eles toquem mais e mais as pessoas!!!

    (:

    Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir