Aproveitando que amanhã tenho uma apresentação de trabalho na matéria de psicopatologia , onde o tema é transtornos alimentares, resolvi postar algo que me ajude a estudar um pouquinho mais e contribuir pra uma observação sobre um assunto muito sério. Vigorexia, alguém já ouviu falar? Vigorexia, pode ser muito bem comparado á anorexia, e a bulimia. É a imagem distorcida. Vigorexia, não é algo muito comentado, mas algo que creio ser necessário a divulgação deste. A vigorexia atinge ambos os sexos, em maior parte os homens, sempre associada à musculação e ao fisiculturismo, onde indivíduos mesmo que fortes, malhados com corpos esculturais, não conseguem se enxergar dessa maneira e sim se sentem fracos e pouco atraentes. A busca constante para a perfeição muscular pode acarretar em sérios problemas. É um distúrbio patológico, consequente da busca intensa do corpo perfeito. Foi primeiramente diagnosticada como um transtorno obsessivo compulsivo pelo médico Harrison Graham Pope Jr., professor de psicologia em Harvard que a nomeou de vigorexia ou Síndrome de Adônis (relacionando-a com o deus grego Adônis, de grande beleza física). A alimentação pobre em gorduras e rica em carboidratos e proteínas causa transtornos metabólicos, que se agravam com o uso de anabolizantes e esteróides. Problemas cardíacos, renais e hepáticos, retenção de líquidos e atrofia testicular são apenas alguns dos distúrbios associados à vigorexia. O tratamento é feito por profissionais psicológico e deve ser acompanhado de orientação médica sobre alimentação e desintoxicação de produtos como anabolizantes e esteróides. Hoje em dia, é notório o interesse no corpo, o culto á beleza física. Concordo que de certo modo faz elevar o alto estima. Comigo pelo menos é assim, quando estou me sentindo bonita penso que posso mais. Isso é normal, é até de certa maneira bom, mas até um nível no qual isso não lhe atrapalhe psicologicamente e não desestruture sua saúde. Antigamente o culto era ao intelecto, hoje é uma disputas de bun**. É produtos importados daqui, programas apelativos dali. "Neguinho se não tiver cuca boa se entrega mesmo". Sabe aquela frase você é o que você come? Prefiro mudar para Você é quem você quer ser. Claro que não estou fazendo campanha para obesidade e sim para reflexão sobre o que realmente importa. Corpo perfeito X Mente saudável ? Fica aqui o alerta aos descuidados que se encantam com resultados rápidos. Perfeição não existe. ;D (NH)
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
domingo, 21 de novembro de 2010
Essa moça tá diferente, ou não!
Essa moça tá diferente
Já não me conhece mais
Está pra lá de pra frente
Está me passando pra trás
Essa moça tá decidida
A se supermodernizar
Ela só samba escondida
Que é pra ninguém reparar
Eu cultivo rosas e rimas
Achando que é muito bom
Ela me olha de cima
E vai desinventar o som
Faço-lhe um concerto de flauta
E não lhe desperto emoção
Ela quer ver o astronauta
Descer na televisão
Mas o tempo vai
Mas o tempo vem [...]
Chico Buarque "Essa moça tá diferente"
(Música de hoje)
Já não me conhece mais
Está pra lá de pra frente
Está me passando pra trás
Essa moça tá decidida
A se supermodernizar
Ela só samba escondida
Que é pra ninguém reparar
Eu cultivo rosas e rimas
Achando que é muito bom
Ela me olha de cima
E vai desinventar o som
Faço-lhe um concerto de flauta
E não lhe desperto emoção
Ela quer ver o astronauta
Descer na televisão
Mas o tempo vai
Mas o tempo vem [...]
Chico Buarque "Essa moça tá diferente"
(Música de hoje)
Esse mundo tá perdido, ou não!
Vendo o twitter, facebook, formspring entre outros canais de comunicação pela internet, me deparei com uma questão quase que universal. Digo quase porque sempre tem excessões e destas não podemos esquecer. ( Ainda completando estou me referindo a sites de comédias, entre machistas que não falam sobre suas vidas pessoais na net, AHAM Cláudia) Vamos a questão então...O tal do AMOR! (ai o amor...suspiros). Tenho reparado que é quase unânime algum post em algum momento da vida sobre esse sentimento. Mas por que é que as pessoas se preocupam tanto com o amor? Ai NH, vai dizer que você não ama? Vixxxxe, demás! rs e é por isso que também com influências de minha percepção derivado a minhas experiências que vou comentar sobre este "mal" que nos aquece. Freud (sim, em alguns momentos citarei sobre meus tchucos da psicanálise) já dizia, "O que se precisa para ser feliz?" Trabalho e amor." Olha ele ai, o tal do amor.. Não sei quanto a você, mas eu entendo amor como um todo e não somente relação entre dois apaixonados. Entendo o amor como algo superior, por tudo e por todos. Esse amor é o que acho (xiii o tal do achismo que eu pedi pra não ter, NH sua hipócrita rs) que está em falta. O amor pelo próximo num geral, o amor que vem com o respeito á si mesmo, aos que te rodeiam e aos desconhecidos. Esse amor que move dentro do ser humano. Que nos diferencia dos animais não pensantes. Mas perai, somos nós os que pensamos? Nós, aqueles que muitas vezes recalcamos o amor? Sim, infelizmente é você seu sem coração, haha.. Calma, calma. Não termine sua leitura por aqui. (apesar de eu ter uma leve impressão de que você esteja intrigado com esse post). Por que não deixar o amor fluir? Pra que rejeitar o amor? Acredito que todos os sentimentos que lhe fora dado é digno de ser aproveitado. Se entenda melhor e busque compreensão para seus desejos. Busque um amor maior, Nossa busca é constante. AME a si mesmo, ame o próximo, ame e deixe ser amado. #ficaadica (NH)
Meu primeiro post (que orgulho). Me sinto mãe, ou não!
Me lembro de quando eu era pequena, blog era visto como coisa de nerd...Mas perai, ainda é não é? Essa história de classificar pessoas não é muito a minha cara. Não gosto de rótulos, me sinto um produto... Mas perai, quem nunca se vendeu? Nossa NH, como assim? Não me vendo, tenho moral e blábláblá.. Sim eu acredito que você tenha moral, e não estou falando nada sobre isso...Mas que confusão NH, me explica melhor... Calma calma não criemos pânico. Nossa sociedade que se diz moderna, está ainda presa a pré-conceitos ridículos como julgar o próximo. Tudo que possa sair do padrão de normalidade daquela pessoa já não lhe parece certo de se estar fazendo. Estou dizendo somente que precisamos deixar de lado esse negócio de achismo, de classificação...Não somos nada e sim estamos algo. Minha opinião pode sim mudar amanhã. Hoje posso não gostar de nadar, amanhã posso estar fazendo natação.. Ah, então sou falso? Sou bipolar? Sou hipócrita? Não, simplesmente evolui (ou não rs) para o que achei mais interessante naquele momento que estou vivendo.. Se cada um cuidar do seu interior e de seus verdadeiros desejos talvez seus sonhos frustrados, ou simplesmente não compreendidos, não se deixe incomodar com a realização do próximo. Não estou aqui para ofender, nem criar intrigas, estou aqui pra um desabafo psíquico, uma espécie de reflexão compartilhada. E se de algum modo te incomodou, é porque mexeu com você. Pense nisso! (NH)
(Hnf)
Assinar:
Postagens (Atom)



